- Régua graduada; - Folha de papel; - 3 Dinamómetros.
Procedimento:
1. Estudou-se a escala dos dinamómetros para determinar o valor da menor divisão; 2. Adaptou-se o gancho deste dinamómetro aos ganchos dos outros dois, D1 e D2. 3. Exerceu-se uma força em cada um dos dinamómetros D1 e D2. 4. Leu-se as intensidades das forças indicadas nos 3 dinamómetros e marcou se no papel as direções de cada uma delas. 5. Retirou-se os dinamómetros.
Regista:
Dinamómetro
D
D1
D2
Menor divisão da escala/N
0.1N
0.1N
0.1N
Intensidade da força/N
4N
2.3N
2.3N
Conclusão:
Concluiu que quando as forças têm direções diferentes entre si, Fr calcula-se aplicando o teorema de Pitágoras.
“As duas forças exercidas através dos dinamómetro D1 e D2 de intensidade respectivamente 2.3N e 2.3N, nas direcções consideradas, podem ser substituídas por uma só força. Essa força, que tem a intensidade de 4N e a direção do dinamómetro horizontal , chama-se……
Grupo:
LilianaMónica
Rita
Material:
- Régua graduada;- Folha de papel;
- 3 Dinamómetros.
Procedimento:
1. Estudou-se a escala dos dinamómetros para determinar o valor da menor divisão;2. Adaptou-se o gancho deste dinamómetro aos ganchos dos outros dois, D1 e D2.
3. Exerceu-se uma força em cada um dos dinamómetros D1 e D2.
4. Leu-se as intensidades das forças indicadas nos 3 dinamómetros e marcou se no papel as direções de cada uma delas.
5. Retirou-se os dinamómetros.
Regista:
Conclusão:
Concluiu que quando as forças têm direções diferentes entre si, Fr calcula-se aplicando o teorema de Pitágoras.“As duas forças exercidas através dos dinamómetro D1 e D2 de intensidade respectivamente 2.3N e 2.3N, nas direcções consideradas, podem ser substituídas por uma só força. Essa força, que tem a intensidade de 4N e a direção do dinamómetro horizontal , chama-se……
Responde:
42 + 52 =41√41 = 6.40